Loading...

Abril: Viva, Cazuza.

Dentre muitas matizes que compõe minha formação cultural, decidi iniciar minha participação no Blog com essa referência do Rock brasileiro que faz muito minha cabeça. Todos os meses tentarei deixar algum post sobre personalidades que me inspiram e fazem parte do meu alicerce criativo.

No dia 04 de abril de 1958 nascia Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza. Completaria 59 anos se o tempo não tivesse parado para o ser humano em 1990, mas para a obra do poeta o tempo não para nunca. Sua música está cada vez melhor.
Dentre tantas fotos maravilhosas das diversas fases de sua vida, escolhi essa para ilustrar o post no intuito de que as pessoas não se esqueçam do artista fantástico que ele é.

O motivo? Eu vejo nessa foto uma coisa que arrebata a gente pra muito além de qualquer conceito pré-formado nas diligências de nossa humanidade, ao mesmo tempo em que é uma figura que nos aproxima justamente naquilo que entendemos, ou deveríamos entender, do que é ser humano.
A despeito de muita gente, o Cazuza na fase dessa foto, já debilitado pela aids, mostrou sua maior força e brilhantismo, fazendo tudo o que fez com uma coragem absurda. E seria compreensivo se quisesse ter parado. Seria mesmo.

Mas não parou. O tempo também nunca parou pra sua obra e ele deu seu maior recado nisso que ao meu ver foi uma sublimação dessa condição rasteira que chamamos de vida. O Cazuza é realmente um absurdo, uma força tremenda.
A aids, com o tempo, não matou mais. Mas a cretinice, a falta de talento e vergonha na cara… essas continuam matando como nunca. Que falta faz um poeta como você nos dias de hoje, Cazuza. Seu legado é uma imensidão, e eu torço pra que as novas gerações aprendam a comunicar com essa contundência e preciosismo teus. Torço para que o Brasil mostre sua cara.

Viva Cazuza!

Para saber mais sobre a vida do poeta cantor: cazuza.com.br

Thiago Sagi

Thiago Sagi

Cantor e compositor, tem um disco intitulado Cancionar e é fã incondicional de Elis Regina. Quer chegar mais e conhecer o trabalho dele? Acesse www.saginova.com.br @saginovaoficial facebook.com/saginovaoficial

Posts Relacionados

Comentários

  • Neucir Magalhaes Martins

    Muito lindo. Bingou. E Viva Cazuza!!!!!!!!!!!

  • Cristina Santos

    Bem vindo Thiago, que seja o primeiro de muitos outros textos 🙂

Newsletter