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Branding: a marca como diferencial estratégico

Branding ainda é um termo bastante confuso para muitos profissionais. Alguns o confundem com identidade visual e posicionamento de marcas e as duas coisas fazem parte de seu universo, que é muito mais amplo. Branding é um modelo de gestão, um direcionamento estratégico que identifica e monitora todos os pontos de contato entre uma marca e o consumidor com objetivo de promover experiências positivas em cada um deles. Não é um trabalho pontual e nem fácil, porém é efetivo na construção e gestão de imagem de marca.

Assim como qualquer outro planejamento, um projeto de Branding começa com a definição do negócio e do posicionamento, a partir deles é possível identificar um propósito de marca, matéria-prima simbólica que inspira e justifica a existência de uma marca. O propósito é um grande facilitador para integração da comunicação, marketing e design, através dele o planejamento de ações de comunicação, mercadológicas e de gestão são trabalhadas de forma integrada para que o propósito e os atributos de uma marca sejam compreendidos de maneira adequada pelo público que compõe seu universo.

Marcas com propósito empenham-se naturalmente na construção de uma cadeia de relacionamentos. A percepção e compreensão da razão da sua existência é o primeiro passo para identificação e também o início da construção da imagem de uma marca, um bem intangível e de extremo valor. Em mercados altamente concorridos, a construção de marcas fortes é imprescindível como fator de diferenciação.

Pontos de contato

Em Branding fala-se muito em pontos de contato e é preciso deixar claro que os pontos de contato de uma marca com seus públicos não se restringem as ações da comunicação mercadológica.Um ponto de contato é uma interação onde existe uma experiência entre uma pessoa e a marca. Dessa forma temos interações nos diferentes níveis de comunicação empresarial.

A propaganda, a identidade visual, a comunicação institucional, os eventos, as redes sociais, o espaço físico e o atendimento são alguns exemplos desses pontos de interação onde podemos trabalhar a comunicação de forma estratégica com objetivo de criar experiências positivas que serão associadas na construção de uma boa imagem de marca.

Cristina Santos

Cristina Santos

Diretora de Planejamento e Conteúdo na Imageria

Capricorniana clichê, já nasceu fazendo planos. Gosta livros, fotografia, cinema e música. Já plantou uma árvore, está escrevendo um livro e ainda tem dúvidas sobre o filho.

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