Loading...

Investir na imagem da marca é o caminho para a diferenciação

Uma ideia recorrente nas empresas, que estão começando e até mesmo entre as que já estão há algum tempo no mercado, é de que o marketing e a comunicação são ferramentas que merecem atenção somente quando a empresa precisa se comunicar algo para o consumidor final. O velho clichê “quem não é visto não é lembrado” traz uma mensagem verdadeira. Mas é preciso mais do que ser visto para se destacar em um mercado competitivo. É preciso ser visto, mas também compreendido da forma correta e o caminho para a compreensão passa, invariavelmente, pela comunicação.

Comunicar algo autêntico e que não seja facilmente copiado, torna-se então um grande elemento de diferenciação. É neste momento que começamos a entender a importância da gestão de marca e de modelos de gestão como Branding, que alia marketing, comunicação e design estratégico para direcionar todas as ações e peças comunicativas com o objetivo de criar percepções positivas em todas as pessoas que interagem e fazem parte do universo de uma marca.

O resultado dessas percepções positivas é algo intangível, é a imagem que cada pessoa constrói da marca ou empresa a partir de suas percepções pessoais, e é nessa imensa colcha de retalhos que reside o trabalho de gestão de marcas. Desde o atendimento até as campanhas publicitárias, é preciso criar boas experiências. Imagem de marca é isso: o resultado de uma história criada a partir de percepções e experiências.

Em um mercado onde qualidade e tecnologia são cada vez mais acessíveis, a imagem, a história pessoal de cada marca é o caminho para a diferenciação. A parte boa é que por ser algo intangível, resultado de experiências, a imagem de marca é criada de forma muito particular e dificilmente pode ser copiada, tornando-se uma forma efetiva de diferenciação.

 

Cristina Santos

Cristina Santos

Diretora de Planejamento e Conteúdo na Imageria

Capricorniana clichê, já nasceu fazendo planos. Gosta livros, fotografia, cinema e música. Já plantou uma árvore, está escrevendo um livro e ainda tem dúvidas sobre o filho.

Posts Relacionados

Comentários

Newsletter