Loading...

Sagi + Imageria

Hoje é minha estréia como colaborador no Blog da Imageria, escrevendo na categoria Música. Com muita honra topei o convite feito pelos criadores do Blog e tentarei fazer o melhor possível para contribuir com o Blog e com a sua leitura. Aviso de antemão: não tenho a menor pretensão de escrever crítica musical – mesmo sabendo que de juiz de futebol e crítico de música, todo brasileiro tenha um pouco.

Acredito que a crítica musical, no seu papel de julgar, estabeleça um vínculo restrito e sentencial, descartando as controvérsias acerca do tema. Ao passo em que se julga música com a linguagem escrita, colocando-a acima da linguagem musical, cria-se uma sinestesia inadequada por tentar traduzir uma linguagem com outra. É simples: cada uma delas é regida por regras distintas e particulares, tendo a linguagem do som seu próprio discurso – e que inclusive, extrapola as leis do que se conhece pelo discurso ordinário. Longo tema, mas creio, portanto, ser ilegítimo a traduzibilidade de sua substância musical com palavras, pois são mundos linguísticos completamente diferentes.

Posto assim, minha colaboração no Blog tentará posicionar (e não tenho a pretensão de conseguir sempre) a música nos movimentos da sociedade, deduzindo elementos pertinentes a ela para identificar aspectos industriais e comportamentais, contextualizando e aproximando-a, com maior ou menor alcance, da vida das pessoas.Deixo aqui meu agradecimento pela confiança que Cristina Santos, Francisco Maziero e Ana Carolina Ventura depositaram em mim. Muito obrigado, e que venham os textos!

Thiago Sagi

Thiago Sagi

Cantor e compositor, tem um disco intitulado Cancionar e é fã incondicional de Elis Regina. Quer chegar mais e conhecer o trabalho dele? Acesse www.saginova.com.br @saginovaoficial facebook.com/saginovaoficial

Posts Relacionados

Comentários

Newsletter