Loading...

Tudo começa no nome

Hoje o tema escolhido era fotografia, assunto do qual gosto muito e que tem um espaço cativo nas minhas leituras e busca de referências. Mas a fotografia ficará para um próximo post. Hoje escolhi dedicar essa breve reflexão ao posicionamento de marca, mais especificamente aos projetos de Naming. A escolha do tema reflete um pouco o início de ano aqui na agência. Começamos 2017 com 5 projetos de Naming que renderam profundas imersões e a criação de conexões entre contextos super diferentes.

Quem trabalha com criação de nomes para empresas e produtos sabe que durante o Braisnstorm as viagens são ilimitadas e nos levam a ideias inusitadas. Para estimular essa “tempestade cerebral” cada empresa tem sua própria metodologia. Aqui na agência optamos pela criação de nomes que sejam o início da construção de um discurso de marca, nomes que buscam ir além da diferenciação e da criatividade e se encaixam em um campo semântico integrado a plataforma da marca. E é dentro deste contexto que o nome deixa de ser apenas algo criativo, diferenciado e relacionado ao posicionamento. O nome é o começo de tudo e o início de uma brincadeira bem maior que é o Branding. Vale lembrar que o Branding não se resume apenas ao desenvolvimento da identidade visual, o Design estratégico é parte importante desse processo e está dentro de uma gestão de Branding, assim como a Comunicação e o Marketing.

Essa é a forma como nós pensamos e trabalhamos para construir marcas com um discurso realmente consistente e optei por escrever esse texto porque ainda vejo que muitos focam somente nas técnicas, como o uso de diversas línguas, junção de palavras e sílabas, identificação de nomes que possuam características da marca, etc. Pouco se fala de Naming e sua associação com Diretrizes de Comunicação, o que deixa essa conversa muito mais ampla e rica. Inserir o Naming em um contexto de inteligência de comunicação é um dos caminhos para valorizar cada vez mais esse trabalho e iniciar a uma reflexão sobre o assunto já é um começo. É o assunto do dia aqui 🙂

Cristina Santos

Cristina Santos

Diretora de Planejamento e Conteúdo na Imageria

Capricorniana clichê, já nasceu fazendo planos. Gosta livros, fotografia, cinema e música. Já plantou uma árvore, está escrevendo um livro e ainda tem dúvidas sobre o filho.

Posts Relacionados

Comentários

Newsletter